AICCOPN PROMOVEU CONFERÊNCIA – A HABITAÇÃO EM PORTUGAL

By in Notícias with 0 Comments

A AICCOPN, no âmbito do seu projeto R.U.-I.S. – Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável, promoveu em 15 de junho, na sua Sede, a Conferência | A HABITAÇÃO EM PORTUGAL que contou na Sessão de Abertura com a presença do Presidente da AICCOPN, Manuel Reis Campos e de Alexandra Gesta, Presidente do Conselho Diretivo do IHRU e na Sessão de Encerramento com a intervenção do Senhor Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

A Lei de Bases da Habitação foi apresentada pela sua Responsável, a Deputada Helena Roseta que integrou o painel “ A Política da habitação em Portugal”, juntamente com as autarquias do Porto, Guimarães e Viana do Castelo, através dos respetivos Vereadores do Urbanismo, Pedro Baganha, Seara de Sá e Luís Nobre, respetivamente, e também do Administrador da Viseu Novo SRU, Fernando Marques.

Nesta conferência, foi divulgado o Estudo Prospetivo do Mercado “R.U.-I.S. REABILITAÇÃO URBANA INTELIGENTE E SUSTENTÁVEL”, apresentado pelos respetivos Coordenadores, Isabel Breda Vazquez e Paulo Conceição, ambos Professores da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

O Acesso aos programas de Financiamento da Reabilitação Urbana foi outro painel da iniciativa, que contemplou a apresentação do PROGRAMA CASA EFICIENTE 2020, dinamizado pela CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, que visa conceder empréstimo, em condições favoráveis, a operações de reabilitação. O painel contou ainda com as intervenções das Instituições Financeiras Aderentes, designadamente a Caixa Geral de Depósitos, o Millennium BCP e o Novo Banco.

A Conferência contemplou ainda o IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização, cuja apresentação esteve a cargo do Presidente da Comissão Diretiva da Estrutura de Gestão do IFFRRU 2020, Abel Mascarenhas, e de António Fontes, da Direção de Coordenação Fomento à Construção do Santander Totta, instituição financeira aderente.

Neste evento, foi ainda apresentado o PORTAL R.U.-I.S: Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável, a que se seguiu a entrega de Diplomas às Empresas Qualificadas R.U.-I.S..

O Programa da Conferência pode ser consultado  aqui, assim como as apresentações dos respetivos Oradores:

Apresentação – Viseu Novo SRU

Apresentação do Estudo Prospetivo do Mercado da Reabilitação Urbana

Apresentação Casa Eficiente 2020 – Caixa Geral de Depósitos

Apresentação Casa Eficiente 2020 – Novo Banco

Apresentação IFRRU – Banco Santander

Share This